Prevenção e Proteção Contra Incêndio

· 3 min read
Prevenção e Proteção Contra Incêndio

Elas devem ser as adequadas ao local e devem passar pela liberação de autoridade competente em segurança do trabalho. Como dissemos acima, elas também nunca devem estar trancadas ou presas durante a jornada de trabalho das pessoas presentes. Ele também prevê que todas as aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída, além de que nenhuma das saídas deve ser trancada à chave durante o período de trabalho. Projeto de  pressurização de escadas com sistema de ventilação mecânica para impedir a entrada de fumaça, permitindo o abandono seguro. A busca e salvamento em estruturas colapsadas é uma tarefa extremamente difícil e perigosa que requer muitos recursos e coordenação. Existe uma hierarquia entre os integrantes, onde cada um deles ocupa uma função de extrema importância.

Os EXTINTORES DE INCÊNDIO são recipientes com substâncias sólidas, liquidas ou gasosas que através dos métodos de resfriamento ou abafamento, são utilizadas para combater de forma rápida e imediata, pequenos focos de incêndios. O Sistema de SPRINKLER é um conjunto de Chuveiros Hidráulicos com pequenos dispositivos de vidro, chamados de Ampolas ou Bulbos, que se rompem devido ao aumento da temperatura e em caso de incêndios, ativando automaticamente o sistema. Tais medidas são fundamentais em edificações e a prevenção feita de maneira correta não só cuida do local e de quem nele está, mas também evita multas e autuações  do Corpo de Bombeiros.

Artigos


O curso oferece treinamento teórico e prático, e em geral, leva em consideração o local que o brigadista irá  atuar. Os equipamentos e dispositivos precisam estar em bom funcionamento para que a segurança seja mantida. Isso inclui inspecionar todo o sistema de segurança contra incêndios e seus equipamentos como sprinklers e extintores.

  • No entanto, quando uma organização possui um PDE, os funcionários já sabem o que fazer em caso de incidente.
  • Você conhecerá os tópicos mais importantes cobertos pela norma NR 10, incluindo os perigos e riscos que a eletricidade representa (como arcos elétricos), bem como os diversos tipos de estrangulamentos e todas as medidas de controle de risco disponíveis.
  • A legislação das saídas de emergência tem o objetivo de estabelecer todos os requisitos necessários para o dimensionamento das saídas e escadas de emergência.
  • As saídas de emergência necessárias em um edifício podem variar entre duas e mais de seis, dependendo do número de andares e da quantidade máxima de usuários que o edifício pode comportar.
  • Como já abordamos em artigos anteriores, muitos empreendimentos só podem funcionar após a emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).


Extintores de pó químico são os principais representantes dessa categoria, pois disparam uma substância que interrompe o processo de combustão imediatamente. Como sugere o nome, essa é uma técnica que tem o objetivo de cortar o suprimento de oxigênio ao foco de incêndio. É assim que muitos extintores são capazes de apagar incêndios, abafando a região ao sobrepor um volume constante de água, gás carbônico, espuma mecânica ou compostos halogenados. Então, notifica a central do prédio sobre a ocorrência e, simultaneamente, dispara um jato de água no local, controlando o foco com agilidade, controle e precisão. O PPCI é uma exigência legal para a obtenção de Alvará de Funcionamento de empresas, Licença de Operação e Carta de Habitação (Habite-se) para empreendimentos residenciais, comerciais e industriais, ou seja, todas edificações – exceto residências unifamiliares.

8 Confinamento Do Incêndio


Logo, a terceirização destes profissionais traz diversas vantagens às empresas, como a redução de custos, pois não é necessário arcar com a folha de pagamento e encargos trabalhistas. O bombeiro civil é um prestador de serviços especificamente treinado para cuidar da segurança pessoal, de propriedades e do meio ambiente. Para isso, o profissional segue regras e procedimentos de acordo com uma série de convenções e protocolos vigentes. A NR 35 foi criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e tem como objetivo garantir a segurança dos trabalhadores que realizam atividades em altura. A NR 35 é obrigatória para todas as empresas que possuem funcionários que realizam atividades em altura.  https://cutt.ly/MMwxVjL , fica claro que as empresas só poderão colher benefícios investindo nas medidas regulatórias necessárias e no treinamento  de pessoal.

O que diz a NBR 13434?

Visa a proibir e coibir ações capazes de conduzir ao início do incêndio ou ao seu agravamento. Visa a alertar para áreas e materiais com potencial de risco de incêndio, explosão, choques elétricos e contaminação por produtos perigosos.